quarta-feira, 23 de março de 2011

Livro e documentário reconstituem trilhas históricas da Guerra de Canudos


O livro e o documentário Canudos: novas trilhas − obras que reconstituem as trilhas históricas da Guerra de Canudos − serão lançados no dia 20 de abril, em seminário a ser realizado no Campus I da UNEB, em Salvador.

O evento, coordenado pelos professores Roberto Dantas e Manoel Neto, autores das obras, acontece às 9h, no teatro da instituição. Para participar do evento, franqueado ao público externo, não há necessidade de se realizar inscrição prévia.

As produções, que têm apoio cultural da Petrobras, são resultado de uma pesquisa de dois anos realizada na região, com a investigação de fotos, vídeos e textos preservados da época, além de depoimentos de moradores das localidades envolvidas nesse acontecimento histórico.

O livro e o documentário integram o projeto Cenários e Caminhos Históricos da Guerra de Canudos – Novas Trilhas, coordenado por Roberto Dantas, que além de fazer a reconstituição está produzindo estudos sobre as potencialidades da região, a qual compreende ainda os municípios de Monte Santo, Euclides da Cunha e Uauá.

“Estamos organizando um roteiro turístico sertanejo, a partir da fundamentação da Guerra de Canudos, com um grupo de pesquisadores das áreas de história, geografia e turismo”, adianta Roberto, que é professor do curso de turismo e hotelaria do Campus I.

A programação do evento prevê conferências, mesas-redondas, exibição de filmes e debates sobre a temática sertaneja. O reitor da UNEB, Lourisvaldo Valentim, e os prefeitos das cidades envolvidas na pesquisa estão entre os convidados da abertura do seminário.

Pesquisadores de história, geografia e turismo vão fazer roteiro turístico da região. Foto: Divulgação

Uma visita às principais cidades envolvidas na centenária guerra completa o leque de atividades previstas. Na ocasião, a equipe do projeto vai apresentar e discutir os resultados da pesquisa junto às comunidades locais.

“A importância de todas essas ações é pelo seu ineditismo. Já havia bibliografia e relatos de personagens narrando a história da guerra, mas pela primeira vez um estudo reconstitui os passos dos combatentes”, defende Dantas.

O docente lembra ainda que tanto o documentário quanto o livro não serão comercializados. “Vamos distribuí-los nas comunidades que fizeram parte da pesquisa, em bibliotecas públicas e nas bibliotecas da UNEB, principalmente nos campi que estão geograficamente localizados na região onde aconteceram os fatos.”

A iniciativa também tem apoio da Prefeitura Municipal de Monte Santo. A cidade foi moradia de Antônio Conselheiro e, entre os anos de 1896 e 1897, período dos conflitos, funcionou como base militar das forças republicanas.

Informações: betodantas.canudos@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário