domingo, 20 de maio de 2012

20 de maio - Dia do Pedagogo

Mário Moura - Educador e Poeta.



Ser pedagogo não é apenas ser Professora / Professor, Coordenadora / Coordenador... É mais que isso. É responsabilidade... E das grandes, pois em nossas mãos estão os futuros médicos, advogados, engenheiros, jornalistas, políticos e tantos outros profissionais e atores sociais.

Que valores éticos, morais e cuidantes estamos compartilhando???

Ser pedagogo é acreditar acima de tudo no ser humano. É proporcionar que se tire da pessoa o que há de mais humano nela: o Amor, a Solidariedade, a Compaixão, o Compromisso, a Ternura, a Resistência, a Persistência, o Cuidado... É formar pessoas cidadãs, criticas e questionadoras e não simples reprodutoras do conhecimento, alheias a realidade social e aos problemas da existência humana.

Quanto é difícil ser hoje pedagogo em uma sociedade que se diz "globalizada", pregando justamente o contrário, valorizando o ter e não o ser, o individualismo e materialismo exacerbados, o consumismo e a competitividade, o "cada um por si". Nós mesmos somos assim. Quantas vezes competimos a qualquer custo com nossos colegas de educação, por pura vaidade e egocentrismo?

Mas, mesmo assim com todas as contradições que envolvem a sociedade, o ser humano, a Educação, a escola... Nós pedagogos temos uma nobre missão e jamais poderemos abdicar dela, pois dedicamos nossas vidas e nosso tempo na humanização da sociedade e das pessoas. Fazemos da esperança e do amor caminhos para promoção da Vida, da Dignidade, do Novo, do belo, do diferente. Fazemos com a nossa entrega e nosso Cuidado o Mistério da Educação.

Paz e Bem!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário