quinta-feira, 24 de março de 2011

Oi Altera Velocidades e preços da Internet ADSL e não avisa a seus clientes

Não é de hoje como é fácil perceber a falta de compromisso com que a Oi/Telemar trata seus clientes. Os atendentes se fingem de desentendidos e cobranças indevidas nas contas dos usuários são só o começo da velha história de amor e ódio pelos produtos e serviços dessa operadora.

A novidade agora é que como a Oi alterou desde outubro do ano os preços das velocidades e a velocidade máxima permitida, provavelmente com medo do Plano Nacional de Banda Larga e da competição da Gvt, todos os clientes da oi, praticamente sem exceção, não foram avisados e principalmente os clientes do Plano Oi conta Total que pelos novos planos já teriam direito a no mínimo 10 mega bits por segundo, nenhum deles sequer foi avisado da possibilidade de aumentar a velocidade, já que muitos ainda estão pagando valores acima por uma velocidade mais baixa.

Vale salientar o seguinte:

1°A velocidade mínima não é mais 300k e sim 600k por R$ 39,90;

2° Não é preciso contratar nenhum provedor para ter acesso a banda larga ADSL da Telemar isso é venda casada e proibido por Lei. Veja aqui mais informações sobre isso, na qual eu escrevi a 3 anos atrás: http://portaltecinformatica.blogspot.com/2008/02/autenticar-velox-sem-provedor.html;

3° Alias, vender velox somente se possuir telefone fixo também é venda casada.

Se atentem para os novos preços das velocidades do velox residencial:

600 k = R$ 39,90

1 mega = R$ 69,90

2 mega = R$ 79,90

4 mega = R$ 99,90

10 mega = R$ 159,90

Se atentem também para os novos preços das velocidades do velox empresarial:

1 mega = R$ 99,90

2 mega = R$ 119,90

4 mega = R$ 139,90

10 mega = R$ 179,90

Aqui onde moro (Paulo Afonso-BA) a Oi já começou a oferecer a possibilidade de até 2 mega para muitos telefones fixos da cidade outros já tem a possibilidade de até mais, mas nenhum sequer foram avisados e muitos ainda estão pagando por 300k o que hoje já é o preço de 1 mega e pior ainda que por mais 10 reais R$ 79,90 teria por direito a 2 mega. Esse preço de R$ 79,90 era o preço antigo por 600k e que muitos ainda pagam isso por ele sendo o preço atual de 2 mega.

Solução

A solução dentro da lei, mais pacifica e rápida é ligar para 103 31 da Oi e pedir para aumentar a velocidade do velox, veja os preços e a sua condição atual de pagamento e também a sua velocidade atual se tem direito ao aumento de velocidade.

A outra possibilidade é pedir pelo site da própria Oi na área de atendimento e em mudança de velocidade onde lá mesmo é possível pedir o aumento e verificar a velocidade atual e a máxima permitida. Se mesmo assim a Oi negar o aumento de velocidade, sugiro que anote os números de protocolo e ligue para 133 que é o número da Anatel (Agência do governo federal que regula e fiscaliza o setor de telecomunicações no Brasil) reclamando que a oi está negando um direito seu de aumentar a velocidade de internet sendo que foi feito o pedido e foi cancelado sem motivo. Assim existe grandes chances de você conseguir esse feito. Vale lembrar que este procedimento serve também para aquelas pessoas que tentam conseguir o velox e as atendentes dizem que não existe disponibilidade ou porta disponível, isso é conversa furada tanto é que molhando a mão de qualquer técnico das terceirizadas da Oi eles conseguem essa porta rapidinho, também rapidinho e sem custo é ligar para 133 e dizer essa história do suborno do técnico que em um instante eles acham essa bendita porta, isso já vi acontece na prática e o rapaz que reclamou na Anatel conseguiu o velox na sua casa.

Se todos os brasileiros que são clientes da Oi fizessem o que disse acima provavelmente o sistema da Oi chegaria perto do limite em muitas cidades como aqui onde vos escrevo (Paulo Afonso-BA) ela seria obrigada a Investir mais em equipamento do Tipo DSLAMS com os quais disponibilizam as portas ADSL até mesmos em bairros que ainda não possuem tais equipamentos e em mais fibra óptica no lugar dos links de rádio-enlace de microondas com é caso da minha cidade (Paulo Afonso-BA).

Conclusão

Diante do que foi exposto a Oi é uma empresa que não possui boa práticas de gestão de relacionamento com o cliente e faz muito pelo contrario derruba qualquer relação de apreço que os clientes ainda poderiam ter com a empresa e o pior que ela sabe disso, acontece é que onde não existe concorrência ela faz isso mesmo, como foi mostrado em poucas palavras. Mas isso não algo exclusivo da oi e sim algo em comum a muitas empresas de telecomunicações que ao invés de brigarem por mais clientes atraindo-os pelo melhor atendimento e serviços de qualidade parece que preferem brigar pelas primeiras colocações nas listas de reclamações do Procon, quem dera que fosse pela preferência do Cliente. Mas infelizmente a oi resume bem isso nas propagandas que faz, na qual no início é tudo bonito fácil de conseguir, serviços atraentes e baratos sem arrodeios, clientes cheio de direitos, mas no final a verdade aparece, um monte de criancinhas dizendo “Oi” que supostamente representa como essa empresa lhe trata, como uma pessoa ingênua capaz de acreditar em contos de fadas e fácil de ser enganada.

Com informações do http://portaltecinformatica.blogspot.com/2011/03/oi-altera-velocidades-e-precos-da.html

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