sábado, 9 de abril de 2011

Festival Internacional de Artistas de Rua chega a Paulo Afonso no dia 14 de abril‏

A partir do dia 14 de abril Paulo Afonso será palco da 7ª Edição do Festival Internacional de Artistas de Rua da Bahia. O evento, que se estende até o dia 16, reunirá músicos, mímicos, acrobatas, marionetes, palhaços e artistas plásticos de dez países diferentes que realizarão apresentações.

O festival acontece com performances de três grupos de artistas em cinco escolas da cidade e uma no povoado indígena do Juá. No dia 14, os artistas transformam em palco o Bairro Tancredo Neves. "Vamos incluir na programação do festival a Orquestra Municipal de Paulo Afonso, formada por crianças, e uma peça de teatro de rua da Associação Pauloafonsina de Dança e Teatro - APDT", revelou Bernard M.Snyder, diretor artístico do festival.

Para a sua realização, o evento conta com o patrocínio da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), por meio do Faz Cultura, do Governo do Estado e total apoio da Prefeitura. "Não poderíamos deixar de incentivar esta atividade cultural que tanto enriquecerá a nossa cidade", falou o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Jânio Soares.

Esta edição do Festival é uma realização da Selma Santos Produções e Eventos, com direção geral de Selma Santos e direção artística do alemão Bernard M. Snyder, também conhecido como "homem-banda". Além de Paulo Afonso, o Festival passará por Salvador e Sobradinho.

A idéia de realizar um evento desta categoria, na Bahia, surgiu quando Snyder, em visita a Salvador, percebeu que a cidade, tão musical, tinha poucos artistas se apresentando nas ruas. Em 2002, aconteceu o primeiro Festival Internacional de Artistas de Rua da Bahia, no Aeroclube em Salvador, seguido por mais cinco edições consecutivas. A primeira edição do Festival de Rua na Bahia aconteceu em fevereiro de 2002, no Aeroclube, Praça da Sé, Campo Grande e Farol da Barra. No ano seguinte, em março, os artistas de rua animaram, além do Aeroclube e Praça da Sé, também o Parque da Cidade e a Ponta de Humaitá, quando a Cidade Baixa foi abraçada pelo evento.

Em 2004, o evento foi realizado no Aeroclube e na Ponta de Humaitá, em Salvador, e na cidade de Santo Amaro. Na edição 2005, Ponta de Humaitá foi escolhida novamente em Salvador e Paulo Afonso no interior do estado. A quinta edição do festival, em 2006, foi instalada em Juazeiro, Sobradinho e Paulo Afonso, não passando pela capital. Em 2007, o festival foi realizado na Praça Municipal e na Ribeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário