domingo, 10 de maio de 2020

Ser Mãe

Mário Moura - Educador e Poeta.

Desde quando nascemos para nós filhos, a pessoa que nos gerou, amamentou, alimentou, cuidou... é nossa mãe. Minha mãe. Carregamos este arquétipo de maternidade para o resto da vida. Por conta dessa relação maternal que é bastante simbólica e importante, não nos damos conta de outro lado desta figura feminina, daquela que trabalha, ausenta-se da casa, paga contas, tomas decisões, enfim, muitas das vezes abnega-se de suas vontades e desdobra-se para cuidar dos filhos, da casa e do trabalho.

Nós filhos demoramos a descobrir este lado e quando o fazemos, entendemos que por trás da mãe existe uma mulher. E essa mulher a gente sempre recusa, porque a gente só quer a mãe pra gente. Esse processo abre espaços a aprendizados conjuntos, já que a partir dessa realidade poderemos ser mais que um pai, uma mãe ou um filho.

Neste tempo de pandemia com o isolamento social, quantas mães não estão chateadas por estarem "ausentes", "longe", sem contato com netos, filhos, a família??? Quantos de nós filhos estamos evitando o contato, com nossas mães tomando cuidado para manter a segurança delas???

Para mim neste momento o que importa não é a presença física, mas o amor compartilhado à distância. Este é o melhor presente e singelo abraço que podemos dar, por agora. É descobrir que mãe, nossa mãe, mulher, nesta história toda é a referência que sustenta todos os nossos laços afetivos com ela, com os outros, com o mundo...

Como nos diz Mário Quintana: "Para louvar a nossa mãe,/Todo bem que se disser,/ Nunca há de ser tão grande/Como o bem que ela nos quer".

Paz e Bem!!!

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns Mário belo texto são poucos que tem a capacidade de colocar no papel o que sai da alma, felicidades meu sobrinho

Postar um comentário