sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve!



Mário Moura - Educador e Poeta.


"O senhor poderia me dizer, por favor, qual o caminho que devo tomar para sair daqui?"
"Isso depende muito de para onde você quer ir", respondeu o Gato.
"Não me importo muito para onde...", retrucou Alice.
"Então não importa o caminho que você escolha”, disse o Gato.
"...contanto que dê em algum lugar", Alice completou.

Trecho de Alice no País das Maravilhas - Charles Lutwidge Dodgson, mais conhecido pelo seu pseudônimo Lewis Carroll

Este diálogo que foi imortalizado na obra de Lewis Carrol, pode ter diferentes interpretações instigadoras e provocativas no que concernem ao encontrar as respostas que procuramos ao questionarmos nossa vida e o rumo que tomamos, a cada dia e a cada noite: “Para onde eu quero ir?” “Onde quero chegar?” “Qual o melhor caminho a seguir?” “Onde começa um caminho e termina o outro?” “Qual o meu ponto de partida e chegada?” “Como saber se, de fato, eu chegarei onde imaginava chegar?”

Talvez nunca saibamos. Porém, mais importante do que caminhar é a clareza em relação onde se deseja chegar. Não adianta nada qualquer tipo de caminho se não soubermos com clareza para onde vamos. Independente de qual seja o caminho, a trajetória é essencial, pois ela, e somente ela, será capaz de delimitar como chegaremos ao final, em qual estado físico, mental e espiritual que nos encontraremos ao final desta jornada.

Muitas pessoas como a Alice, não se importam muito para onde vão. Saem andando a esmo... E é uma realidade. Quantas pessoas trabalham há anos numa mesma instituição, sem sequer saber onde esta instituição deseja chegar. Frequentam diversos espaços sociais, constituem círculos de amizades/namoram/solteiros ou não/constituem família, sem sequer procurar refletir de por que são o que são e a razão de por que as coisas que os rodeiam são construídas de um modo e não de outro, problematizando a realidade e não a concebendo como um dado natural. Atuam mecanicamente sem conhecer ou questionar para si: “Por que estou aqui?” “Qual a relevância e impactos de minhas atitudes e comportamentos?” “Como posso fazer a diferença?” “Qual o meu legado?” Não percebem o sentido e o significado de sua intervenção no mundo; e a vida simplesmente passa por elas.

Quando não nos planejamos, não nos organizamos, não sabemos o que queremos e esperamos da vida como nos disse Raul Seixas “com a boca escancarada, cheia de dente, esperando a morte chegar”, não somos protagonistas de nossa história e ficamos reféns do acaso: como não sabemos para onde vamos, pegamos qualquer caminho para chegarmos a qualquer lugar. E a vida vai passando, correndo devagar, esvaindo-se pelos vãos dos dedos. E, então, quando menos esperamos o tempo já passou! Game Over!!!
 
Em contrapartida, muitas pessoas também assumem o leme de sua vida e passam a se responsabilizar pelo seu próprio crescimento, seja ele, pessoal ou profissional: traçam metas e objetivos, analisam os riscos e se lançam a desafios, definindo sim, os caminhos e as rotas a serem seguidas. Tem como bússola um espírito de anima que as motiva a se moverem afim de alcançar o que desejam de forma genuína, altruísta e ética. Sabem exatamente onde desejam chegar e não medem esforços para a obtenção de suas conquistas. Traçam seu plano de voo com direito a ponto de partida e de chegada e inclusive a mudanças de rota para atingir, mais seguramente, o seu ponto de destino.

Como diz o poeta espanhol Antonio Machado: “Caminhante, não há caminho: faz-se caminho ao caminhar!”.  Neste sentido, cada um tem de ser caminho. Assim como ninguém pode viver no lugar do outro, assim, também, ninguém pode caminhar no lugar do outro.

E você já parou para refletir onde deseja chegar?

Paz e Bem!!!

2 comentários:

Unknown disse...

Gostei ...não importa o tempo para chegar porque o importante e chegar!

Unknown disse...

Excelente reflexão!

Postar um comentário