quarta-feira, 5 de agosto de 2009

SER POETA*

Mário Moura - Educador e Poeta.

A Arte, a ciência e a Religião
Eis a minha pulsão,
Origem da sublimação poética,
Catarse – identidade com a obra de arte.
A catarse, a Arte e a sublimação
Fezem-me um ser em contemplação.
A pulsão me faz um ser em inspiração
Que nasce das neuroses, pervesidades, fantasias
Do que é sonho e realidade.

Na Arte, Poesia – Vida
A criação é maior que a imitação,
Por isso, ser poeta
É estar em pura criação;
Eis aí minha Religião!
Especulação filosófica exprimida
No sentido universal
Das intrigas, do caráter,
Da idéia – pensamento,
Do Amor.
Melodia e espetáculo:
Eis a vida, ciência – arte poética.

Ser poeta é experimentar
A mística penetração da alma;
Das emoções reveladas por ela,
É compreendê-la – é Paixão
Excitação da Paixão
Na superação da Razão.


*Publicado em Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos. 37º volume. 1 ed. Rio de Janeiro: CBJE, jul. 2007. (P. 50).

Um comentário:

. disse...

Ser poeta pra mim é mais que arte
VOu cantando e vivendo do improviso
Vivo assim tiro versos do juizo
Vou assim agradando toda parte
A viola é assim meu bacamarte
Pra na guerra da angustia eu lutar
Pesadelos e medos derrubar
Simplismente com a força de uma rima
E da vida conponho a obra prima
Pra no museu celeste colocar!
(Bruno Vinícius)
Sobrinho de Rosi Hora, axo q vc lembra? ela me falou de vc.
Sou poeta repentista iniciante!

Postar um comentário