terça-feira, 4 de julho de 2023

"Happiness": animação que questiona uma sociedade movida pelo consumo e guiada por um ideal de felicidade obsessiva.

Mário Moura - Educador e Poeta.

O curta de animação "Happiness" (2017) de Steve Cutts, conhecido ilustrador britânico e especialista em animação faz uma reflexão e critica contundente à busca implacável por "felicidade", movida pelo consumo que marca as sociedades capitalistas atuais.


A ideia de que a "felicidade" depende, em última instância, da posse e acumulação de bens materiais ou da incessante busca de “realização” – noções essas promovidas, à exaustão, pela manipulação das emoções através da publicidade e do marketing, causando um anestesiamento que esconde seus efeitos nocivos como a falta de reflexão e um alívio ilusório (nunca é saciada totalmente, pois encontrar a felicidade dos anúncios é impossível: são milhares de produtos, propostas, padrões estéticos e serviços que devem ser perseguidos. E quando um deles é alcançado, surge outro nível) – impôs-se como uma “ideologia” totalizante que transformou a “felicidade”, ela própria, numa mercadoria ou bem de consumo.

Podemos ser felizes apesar do consumismo exagerado, falta de liberdade e da supervalorização do dinheiro e do status social?





Nenhum comentário:

Postar um comentário