quinta-feira, 7 de setembro de 2023

O que falar da Amizade?

Baby e Zé Cícero
Baby e Zé Cícero

Gilmar, Ivany e filhos

Mário Moura - Educador e Poeta

Amizade significa criar laços. Por isso, só se aprende mesmo o que é Amizade vivendo. O (a) amigo (a) é aquele que vai ao encontro de quem precisa e não espera nada que venha até ele. É renovação para quem dá e para quem recebe. É uma fonte que não retém água para si. Amizade é a descoberta de corações. É afeto, pois implica unidade afetiva. É concórdia, cumplicidade, arrebenta a solidão e o egoísmo, nos torna solidários, responsáveis e cuidadosos.

Amizade é amor, benevolência, encontro de afetos, confiança mútua, cumplicidade, comunhão de sentimentos de vida, de amor e de ideais; é partilhar alegrias e tristezas, sucessos e fracassos, expectativas e desilusões.

Amizade dá animo e sentido à vida. Torna a nossa vida mais bela e fecunda. Preenche nossa alma, nosso coração. Deixa viva o fogo esplendor de viver!

Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens também necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim o único no mundo. E eu serei para ti única no mundo... [...] Eu não como pão. O trigo para mim é inútil. Os campos de trigo não me lembram coisa alguma. E isso é triste. Mas tu tens cabelos cor de ouro. Então será maravilhoso quando me tiveres cativado. O trigo que é dourado, fará lembrar-me de ti. E eu amarei o barulho do vento no trigo... [...] Se tu vens, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz. [...] Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. (Exupéry, O Pequeno Príncipe).

Por isso, a amizade verdadeira não se pode estender a muitos, porque exige experiência, intimidade, confiança, requerendo convivência e familiaridade, o que não é possível com todos.

Amizade é resgatar o que há de mais humano em nós. É nos tornar melhores. É irmandade, é amar e ser amado!

Dedicado aos amigos de sempre, particularmente a Conceição (Baby) e Zé Cícero, Gilmar (Ing) e Ivany que me proporcionaram nestes últimos 05 dias, a alegria de sua companhia, após infinitos convites (agora atendidos).

Aracaju (SE), 07 de setembro de 2023 - Independência do Brasil.

Paz e Bem!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário